História do Judokai

Breve resenha histórica do «Judo Clube de Sintra – Judokai»

O «Judo Clube de Sintra – Judokai» foi formalmente constituído no dia 14 de Setembro de 1981, por escritura pública celebrada no 2.º Cartório Notarial de Sintra, tendo por fins «a promoção desportiva, cultural e recreativa dos seus associados e da população local». Subscreveram a referida escritura, o Mestre José Manuel Bastos Nunes, o Dr. António Martins Borrego e o Sr. Luís Filipe de Almeida Lourenço, respectivamente, associados fundadores nºs 1 a 3 do Clube.

O JCS tinha então a sua sede e «dojo» no Cacém, no lote 2 da Av. dos Missionários. Rapidamente atingiu, pela mão do Mestre Bastos Nunes uma reputada posição entre os Clubes de Judo a nível nacional, não só pelos atletas que aí treinaram e se projectaram para a modalidade, mas também pelo facto de se ter assumido, desde cedo, como uma verdadeira “escola” da técnica, onde se deslocavam judocas de todo o País para se preparem para exame de graduação, estudarem os “katas”, ou simplesmente melhorarem a sua performance técnica, treinarem e conviverem.

Entre os atletas que treinaram no JCS merecem especial destaque, no campo desportivo:

- Prof. Michel Almeida, 4.º dan de Judo, vice-campeão do Mundo e da Europa de júniores em 1994, campeão da Europa de séniores em 2000, olímpico em Atlanta e Sydney, várias vezes campeão nacional, treinador da selecção masculina sénior de Judo e membro do Conselho Técnico do JCS;

- Prof. António Matias, 4.º dan de Judo, olímpico, várias vezes campeão nacional, e treinador da selecção feminina sénior de Judo;

- Renato Santos, 4.º dan de Judo, olímpico e várias vezes campeão nacional de Judo.

Nos finais dos anos 80, o “dojo” do Cacém fechou, por razões de índole financeira e durante alguns anos o JCS esteve inactivo. Mas em 2001, o Vereador da C.M.Sintra, Dr. Rui Pereira, impulsionou de forma decisiva a disponibilização de um novo espaço para que o JCS retomasse a sua plena actividade desportiva, ora em Rinchoa-Rio de Mouro, no Complexo Desportivo Municipal de Fitares, na sala “Mestre Bastos Nunes”, inaugurada pela então Presidente da C.M.Sintra, Dr.ª Edite Estrela.

Mais do que um clube de Judo, este projecto assentava numa ideia: JUDOKAI, que significa “Grupo de Judo”, E tinha na sua génese agremiar todos os “os Amigos do Judo” que se identificassem com essa ideia, maxime os judocas do concelho de Sintra, tendo como polo aglutinador, uma vez mais, a figura do Mestre Bastos Nunes, nascido em Sintra há 69 Primaveras, 7.º dan de Judo, a mais alta graduação nacional, oito vezes campeão nacional, primeira judoca português a conseguir uma medalha numa competição internacional (nos anos 60, numa época em o Judo dava ainda os primeiros passos no nosso País), assistente do Mestre Kiyoshi Kobayashi, 9.º dan de Judo, com quem viajou pela Europa fora, leccionando e divulgando o Judo, membro do Comissão Nacional de Graduações da Federação Portuguesa de Judo, professor de Judo, entre muitos outros clubes e instituições, na Escola Superior de Polícia (actual Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna) e na Escola Prática da GNR.

Animado de um novo impulso, e tendo como “treinador residente” o Mestre Alberto Polido, 4.º dan de Judo, o JCS já redescobriu novos jovens (e menos jovens) animados da vontade de treinar, competir, conviver e pautar a sua vida segundo os princípios enformadores do “Código Moral do Judo”:

A m i z a d e

A u t o – C o n t r o l o

C o r t e s i a

C o r a g e m

H o n r a

M o d é s t i a

S i n c e r i d a d e